Fraudes comuns no Vietnã e como se proteger

Intro

Da minha experiência pessoal, o Vietnã é mais problemático do que a Tailândia a esse respeito. A maioria das fraudes que experimentei no Vietnã foram menores (como não devolver o troco exato após um pagamento), mas também tive uma experiência muito ruim na Baía de Halong, o popular destino turístico no norte, uma experiência que arruinou minha visita a um site maravilhoso. Você pode ler sobre isso mais tarde, nesta página.
Como você pode imaginar, há inúmeras variações possíveis de fraudes e as boas notícias são que você não foi “nascido ontem” e também existem fraudes em seu próprio país, em algum grau, então seus bons instintos também podem funcionar no Vietnã. Nesta página, eu quero me concentrar em como adotar um “senso comum”no Vietnã, a fim de reduzir a chance de ser uma vítima.

O seu passaporte

Os hotéis no Vietnã têm o péssimo hábito de querer guardar seu passaporte na recepção (pelo menos em alguns hotéis econômicos). Também se você alugar uma motocicleta, eles querem ficar com seu passaporte, mas isso é outra história.
Deixar o passaporte na recepção pode parecer uma boa idéia (para evitar roubo ou perda), mas não é, na minha opinião.
Quando você está em um país estrangeiro e alguém tem seu passaporte, você está à sua mercê. Você não pode sair do país sem seu passaporte. Se o hotel decidir fazer uma fraude, como por exemplo, alegando que você precisa pagar extra pelo seu quarto (porque é especial de alguma forma), então você estará sob muita pressão, quando eles têm seu passaporte. A má experiência que tive na Baía de Halong, era basicamente possível porque eles tinham meu passaporte.
A solução possível para isso :
Pague o hotel com antecedência e então você poderá manter seu passaporte. Não é necessário pagar a estadia inteira, mas dia a dia.
Na Tailândia, por exemplo, não é habitual manter seu passaporte na recepção (ou em outros países) e não vejo por que deveria ser assim no Vietnã (um moço engraçado na recepção me disse que eles mantenham o passaporte porque há muitos fraudes por clientes). Observe também que você precisa mostrar seu passaporte para trocar moeda, no banco. Então, aqui é outro motivo para manter seu passaporte com você.

Mantenha-se alerta, no Vietnã

Em seu próprio país, você certamente está de guarda para evitar fraudes e roubos, então no Vietnã você deve estar ainda mais alerta. Por exemplo, você deve verificar o troco  que recebe depois de pagar alguma coisa.

Evite situações em que você está preso

Por exemplo, se você é um homem, muitas vezes você será abordado nas ruas por um estranho que lhe ofereça serviços de prostituição. Você realmente quer chegar a um lugar isolado onde você não conhece ninguém, com o óbvio risco de roubo e fraude?
É o mesmo com drogas. Evite essas pessoas.

Reputação

Um hotel que está listado em um site de reservas conhecido como Booking.com, é menos propenso a fazer fraudes por causa dos comentários dos clientes. Eles precisam manter sua reputação (mas ainda pode acontecer). Portanto, use empresas conhecidas sempre que possível. Por exemplo, com os táxis, use Vinasun em Saigon.

Mantenha seus recibos

Aconteceu-me que um hotel “perdeu” os registros que já paguei no primeiro dia de permanência. Felizmente, encontrei o recibo.

Pergunta o preço, com antecedência

Em qualquer lugar: hotéis, restaurantes, moto-taxi etc.

Verifique o troco, quando paga

Mesmo em locais oficiais, como entradas para museus.

As boas notícias sobre as fraudes no Vietnã

São geralmente para pequenas somas de dinheiro e não há violência.
Outra boa notícia é que o turismo no Vietnã está crescendo e melhorando e você tem um smartphone conectado à Internet e você pode ler sobre os lugares ruins com antecedência.

Minha má experiência em Halong Bay, Vietnã (fraude)

Observação: Esse evento me aconteceu há muito tempo, em 2010, durante minha primeira viagem ao Vietnã. Naquela época, quase não havia conexão com a Internet nos smartphones e as pessoas não liam e escreviam comentários sobre cada lugar como hoje.
Hoje em dia, é diferente. Toda empresa recebe uma classificação dos visitantes. Para evitar a má reputação, as empresas evitam cometer fraudes. Digamos que as fraudes tenham diminuído em número ou que, pelo menos, você possa ler as avaliações antes de escolher uma empresa.

Halong Bay é um destino turístico muito popular e bonito, um património mundial da Unesco. Você navega em um barco entre rochas impressionantes e montanhas.

Há excursões organizadas que partem de Hanoi e vão para a baía de Halong. Eu escolhi um passeio de 2 dias com pernoite em uma ilha (você também pode optar por dormir no barco). Eu admito, eu escolhi uma excursão barata. Todos os tours oferecem mais ou menos o mesmo programa, então escolhi um tour barato com um quarto simples para dormir (o hotel foi especificado na brochura com fotos).
Na primeira manhã, viajamos de ônibus de Hanoi para a costa. Depois de muita espera, fomos colocados em barcos diferentes. O organizador recolheu nossos passaportes. Na época, eu não era sensível a esse problema e de qualquer forma eu presumi que a pessoa que possuía meu passaporte passaria a noite no mesmo lugar que eu (mas não era assim). Depois de um longo dia de navegação e visita de cavernas, finalmente chegamos à ilha onde íamos dormir.
Nos fizeram esperar por muito tempo dentro de um ônibus antes de começar a viajar na ilha para a cidade e para o hotel. Chegamos à noite com fome e cansados. Quando me deram a chave do meu quarto, para minha surpresa, descobri que havia uma bolsa em uma das camas do quarto. Aparentemente, eles estavam localizando 2 pessoas em 1 quarto, mesmo com pessoas que não se conhecem.
Na recepção, a comunicação foi muito difícil, eles fingiram que não entendiam o inglês e se eu queria um quarto privado, eu precisava pagar extra (claro que a brochura ou a agência não mencionavam um quarto compartilhado). Quando perguntei sobre o meu passaporte, eles me disseram que era com o organizador que estava dormindo no barco, a algumas centenas de quilômetros de onde eu estava. Então percebi que, mesmo que eu quisesse, não podia ir dormir em outro hotel porque não tinha meu passaporte comigo. Não podia viajar em nenhum lugar agora, uma situação muito ruim. Eu estava super irritado.
A história terminou assim: fui à estação de polícia da cidade (difícil de encontrar) e tirei uma foto dela. Voltei para o hotel e mostrei a foto aos bandidos e comecei a caminhar de novo em direção à cidade. Eles vieram até mim e me ofereceram um quarto privado. Sim, finalmente tive um quarto, mas minha visita foi arruinada, dormi mal à noite e o dia seguinte era inútil (embora o cenário era muito bonito). Sim, obtive meu passaporte no dia seguinte.
Em seguida, procurei na Internet e descobri que muitos turistas tiveram essa experiência ruim na Baía de Halong (você pode fazer uma pesquisa do Google “Halong Bay fraud”).

Minha conclusão dessa experiência na Baía de Halong :

  1. Nunca deixe o seu passaporte. Eles podem fazer uma fotocópia, se quiserem.
  2. Informe-se – leia em fóruns (como em TripAdvisor) a experiência de outros viajantes. Algumas empresas são conhecidas como ruins.

Assédios no Vietnã

É irritante um pouco, não é algo que você não poderá controlar.

Pelos vendedores ambulantes

Esteja preparado. Se você é um turista, você é muito conspícuo nas ruas. Ao caminhar, você será abordado a cada poucos minutos (ou segundos) por vendedores de lojas, motocicletas que desejam levá-lo para outro lado, traficantes de drogas e de prostitutas.
Se você estiver de bom humor, você pode responder a cada um deles. Caso contrário, tente ignorá-los (muito difícil).

Pela equipe do hotel

O pessoal de limpeza quer uma gorjeta de você e são agressivos em sua atitude. Eles vão esperar atrás de sua porta pela manhã para cumprimentá-lo. Eles vão “esquecer” colocar papel higiênico ou uma toalha em seu quarto, para que você precise pedir e conhecer a pessoa que está limpando seu quarto. Às vezes, eles vão entrar para limpar seu quarto mesmo quando você coloca o sinal “não perturbe” na porta ou eles vão limpar a tarde, exatamente quando você volta do seu dia. Eles têm muitos outros pequenos truques para pressionar você.
Aconteceu comigo em todos os hotéis. Por outro lado, nunca aconteceu que roubaram algo do meu quarto.

Mais sobre o Vietname :

  Sobre a Tailândia :

Outras Coisas :

Se você encontrar dados incorretos nesta página, como um restaurante que fechou ou um grande rio que se moveu ou se você quiser me dizer alguma coisa, por favor escreva-me a contato.