Saigão vs. Hanói – Do ponto de vista de um turista

Se é a sua primeira viagem ao Vietnã, você pode estar se perguntando qual das duas cidades é a melhor e como diferem. Então, você está na página certa:

Nota :

  1. Xin Chào, em vietnamita significa: Olá.
  2. O nome oficial de Saigão é Ho Chi Minh city  (veja explicação).

Tamanho e População

Saigão e Hanói são as duas maiores cidades do Vietnã. Veja-as no Mapa :

Ambas têm uma população de cerca de 8.000.000 de pessoas (se incluímos todos os subúrbios, então Saigão é mais populosa do que Hanói, pode chegar a 12.000.000 de pessoas). Você vai sentir que as duas cidades estão muito cheias de pessoas e motos.

Como turista, você não se interessa pelo tamanho dos subúrbios (Hanói 3.324 km2, Saigão 2.095 km2), mas pelo centro da cidade, e em ambas as cidades o centro da cidade é compacto e você pode caminhar. Não é como uma cidade grande na Europa, como Paris, por exemplo, onde existem vários centros e onde você precisa usar o metrô para se deslocar de um centro para outro. Em Hanói, a distância para algumas atrações turísticas é maior do que em Saigão e você pode precisar usar algum transporte.

O Transporte

Ambas as cidades não têm um sistema de transporte subterrâneo (Metro). Ambas as cidades têm muitos táxis a um preço barato. Em ambas as cidades há a empresa Grab (como a Uber), que permite chamar um táxi ou uma motocicleta-táxi por meio de um aplicativo de smartphone. Veja as páginas sobre o Transporte em Saigão e o Transporte em Hanói.

Interesse Turístico

Hanói é mais interessante para os turistas. Há mais museus e a cidade é mais “louca”, antiga e especial. Saigão é mais moderna.

Veja as páginas sobre as atrações turísticas em Saigão e as atrações turísticas em Hanói.

Clima

Em comparação com a Europa, ambas são cidades quentes, mas Hanói é mais fresca do que Saigão. À noite, em Hanói, às vezes é preciso uma blusa em vez de uma T-Shirt. Em ambas as cidades há uma estação chuvosa de Maio a Agosto (mais ou menos). A maioria das pessoas prefere um clima quente e assim Saigão ganha nesse ponto.

Veja as páginas sobre o clima em Saigão e o clima em Hanói.

Título principal

Hanói é a capital do Vietname, tem instituições governamentais. Saigão é o principal centro econômico do Vietnã (bancos, bolsa de valores, empresas…)

Shopping

Meu conselho é fazer compras em Bangkok, Tailândia em vez de no Vietnã, mas entre Hanoi e Saigon é Saigon que tem mais centros comerciais modernos no coração da cidade. Hanói pode ter mais lojas de arte.

Veja a página sobre as compras em Saigão.

Comida

Saigão tem mais comida internacional. Se você for para o bairro de mochileiros de Saigão “Pham Ngu Lao”, você vai encontrar um monte de comida italiana, mexicana, indiana e americana.

Existe também no antigo bairro de Hanói, mas menos. Se você é vegetariano (como eu), há mais opções em Saigão.

Há mais cadeias internacionais em Saigão como McDonald’s, Starbucks e Coffee Bean.
Veja a página sobre a comida vegetariana em Saigão.

Vida noturna

Ambas as cidades têm uma vida noturna muito animada. Estão no topo em comparação mundial. O bairro antigo de Hanói é muito especial.

As pessoas

Os habitantes locais dizem que os vietnamitas do norte são diferentes dos vietnamitas do sul (então você vai se lembrar que eles tiveram uma guerra, no passado). Como turista, você pode não notar uma diferença, talvez apenas alguns costumes como, por exemplo, comer sementes de girassol em cada café em Hanói, mas não em Saigão (as pessoas também estão cuspindo no chão em Hanói, mas não em Saigão).

Há uma certa influência da China, no Vietname do Norte. Infelizmente, é mais comum encontrar pessoas que comem cães em Hanói do que em Saigão.
Saigão tem um espírito mais internacional. Um estrangeiro vai se sentir mais confortável em Saigão.

Hotéis

Ambas as cidades têm muitos hotéis, mas há mais turistas em Hanói, então há mais concorrência para os bons hotéis, em Hanói.

Veja as zonas potenciais para ficar em Hanói e veja as zonas potenciais para ficar em Saigão.

Cafés

Você gosta de sentar em uma cafeteria?
Há uma enorme quantidade de cafés no Vietnã, em todos os lugares.
Em Hanói e Saigon, há centenas de cafeterias de todos os tipos. Entre as duas cidades, quem ganha é Saigon. Em Saigon, há mais filiais pertencentes às principais cadeias de cafeterias e algumas delas são muito grandes, com vários andares.
Preparei uma página especial sobre os cafés no Vietnã, dê uma olhada nela.

Mais sobre o Vietname :

  Sobre a Tailândia :

Outras Coisas :

Se você encontrar dados incorretos nesta página, como um restaurante que fechou ou um grande rio que se moveu ou se você quiser me dizer alguma coisa, por favor escreva-me a contato.